10 Dicas | Gerir um Blog e Mantê-lo Atualizado

quarta-feira

Uma das piores coisas que pode acontecer quando visitamos um blog é ele não estar atualizado. Quando isso acontece é provável que o leitor deixe de visitar o vosso blog e procure outros que tenham conteúdos atualizados.
Por esse motivo, por mais que a vossa vida seja agitada e cheia de trabalho, estudos ... se tens um blog, deves mantê-lo SEMPRE atualizado!


Mas como conseguir manter o blog atualizado e conciliar com a nossa vida pessoal/profissional?
Assim como na nossa vida pessoal e na nossa vida profissional, é importante, também com o blog sermos organizados.
Por isso, reuni algumas dicas essenciais para Gerir um Blog e Mantê-lo Atualizado! Espero que vos seja útil ;)

1. Planear/tempo
É importante planeares aquilo que queres escrever/publicar no teu blog. Reserva um tempo especial em que te possas dedicar a isso.

2. Anotar
Deves ter sempre à mão um caderno onde possas anotar as tuas ideias. Escrever aquilo que queres trabalhar, para depois ser mais fácil quando fores preparar os teus post's.
Nota: No meu caderno, eu anoto também todos os post's que publico, para manter uma frequência e não repetir assuntos.

3. Planeamento Semanal
Depois de saberes os temas que queres abordar, organiza-os na semana. Por exemplo, segunda moda, quarta receitas, sexta maquilhagem e no fim de semana um tema livre (claro, que os temas variam consoante o tema do teu blog).
E aproveita bem o teu tempo. Por exemplo, ao fim de semana preparo logo os post que quero publicar nessa semana e deixo-os agendados!

4. Rascunhos
Deixa sempre post's preparados e guardados nos rascunhos para quando não tiveres tempo de escrever um post novo, assim vais garantir que tens sempre o que publicar e não deixas os teus leitores na mão.

5. Sê Ativa
Muito importante, manteres uma frequência regular no teu blog. Define a regularidade com que publicas e não fiques 1 semana sem publicar porque senão os teus leitores vão desmotivar e deixar de te visitar.

6. Entrevistas
Se não tens tempo e/ou ideias, podes sempre entrevistar outra bloggers ou youtuber e assim ficas com conteúdo novo! 

7. Colaborações
Se achas que o teu tempo é reduzido para organizares o teu blog, recorre a colaborações. Cria parcerias com outras bloggers que criem conteúdo para o teu blog. Assim mesmo sempre tempo vais mantê-lo atualizado. Claro, que os temas devem ter a ver com o teu blog e ser do interesse dos teus leitores.

8. Não copiar/Conteúdo e imagens próprias
Deves criar conteúdo original, apesar de poderes usar outros blogs e sites para te inspirares, não deves copiar. As palavras deverão ser tuas, as ideias também e principalmente, as imagens/fotografias. As fotografias devem ser originais e de boa qualidade.

9. Aspeto
A aparência do nosso blog também é muito importante. Faz com que seja o mais simples possivel. Escolhe bem o template, que favoreça o teu blog, não uses cores muito fortes nem escuras. Opta por cores clares como o branco, o rosa claro, o azul, o lilás, ... 

10. Assume um compromisso
Assume um compromisso com as tuas leitoras, cria conteúdo interessante. Responde aos comentários, responde a perguntas, agradece as visitas. Agradece e retribui dado o melhor de ti. Afinal o blog é para quem te lê!

E vocês? Que dicas seguem para manter o vosso blog atualizado?
É sempre fácil ou têm alguma dificuldade em geri-lo?

Beijinho, beijinho 
Image and video hosting by TinyPic

3 comentários

  1. Posso dizer que adorei cada dica tua algumas eu já vou fazendo
    mas vai ajudar bastante
    o que as vezes me falta é ideias para novos post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas. Planear é uma das coisas essenciais e que nos ajuda a escrever mais.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Instagram

© A Princesa. Design by Eve.