Alimentos para manter o BRONZEADO | Dicas para Princesas #14

quarta-feira

Princesaaas, voltámos para mais uma rubrica 'Dicas para Princesas' .. fiquem com a Ana!

Olá meninas, um pouco no seguimento desta rubrica “Nutrição e Hidrataçãopara um ótimo Verão venho falar-vos de alimentos que contém nutrientes essenciais e que são considerados ótimos protetores e bronzeadores naturais, que aumentam a capacidade de proteção contra as radiações e a duração e intensidade do bronzeado. Nesta altura do ano, se queremos manter um bronzeado TOP, temos de aumentar a ingestão dos ingredientes que vos venho falar hoje.

A exposição do nosso corpo ao sol aumenta a produção de melanina, com o objetivo de proteger a nossa pele das radiações solares excessivas. Já vos disse aqui que uma pele que não é protegida, fica mais exposta a queimaduras solares, envelhecimento precoce e até em alguns casos mais graves a desenvolver o tão famoso cancro de pele. Também certamente já vos disse, que a pele é o nosso maior órgão e por isso temos de tratar dele na perfeição!

Ora vamos aos alimentos…

O meu eleito é a cenoura. Como sempre ouvi dizer “faz os olhos bonitos”, é rica em betacaroteno, que quando ingerimos a cenoura é convertido em vitamina A, conferindo à pele uma proteção e aumento da produção de melanina. A cenoura para mim é considerada o alimento que potencia o nosso bronzeado!

Outro alimento muito importante, super saudável e que podem colocar nas vossas sopas é a abóbora. Para além do betacaroteno numa quantidade jeitosa ajuda a combater a oxidação das células e consequentemente o envelhecimento da nossa pele.

Para ajudar na absorção de betacaroteno e consequente produção de melanina o salmão (ótimo para um almoço de verão acompanhado de brócolos!). O salmão é rico em ómega-3 (ácido gordo poli-insaturado), sendo considerado uma gordura saudável. Os brócolos são dos alimentos mais completos em vitaminas. Composto por vitamina A e C e ainda vitaminas do complexo B e E, contém também cálcio e magnésio. Todos estes elementos ajudam a manter a nossa pele bronzeada. A vitamina C previne as consequências de uma exposição solar prolongada. A vitamina E melhora a textura da nossa pele e ajuda na prevenção das rugas.

A laranja como nós sabemos rica em vitamina C é dos melhores alimentos para a síntese de colagénio, uma proteína que fornece elasticidade á nossa pele. Já existem vários estudos que nos dizem que as vitamina C e E quando ingeridas por tempo prolongado podem ter importância na redução das queimaduras solares.

Por fim e outro alimento que considero também importante incluir nesta altura é o tomate. Contém licopeno (pigmento carotenoide e fitoquímico) fornece uma ótima proteção contra os raios UVA e UVB, ajuda a prolongar o bronzeado, reduz o aparecimento de manchas na pele e envelhecimento cutâneo.

Outros alimentos que podemos ainda consumir e que nos ajudam ao bronzeado é a beterraba, papaia/mamão, batata-doce, rabanete, nozes, sardinhas.

Muito importante…
Para obtermos efeitos perfeitos estes alimentos devem ser preferencialmente ingeridos um mês antes da exposição solar.
Usar não é abusar. Ou seja, podemos comer todos estes alimentos, com conta, peso e medida. Porque a toma excessiva destes alimentos pode por vezes causar carotinemia, onde a pele do nariz, das orelhas e das palmas das mãos apresenta uma coloração amarelada.

Espero que tenham gostado destas dicas, e que comecem a usar estes alimentos na vossa rotina alimentar. Não são apenas bons para manter o bronzeado mas também para uma alimentação saudável e equilibrada.

Beijinhos,

2 comentários

  1. Eu costumava comee cenoura crua na praia como snack para ajudar a bronzear lol. Mas agora já nao ligo muito a isso. Até porque tento so me expor ao sol qb.

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. A cenoura pode-se comer crua em qualquer altura do ano, em qualquer estação! Ajuda no bronzeado, quer na praia, quer fora dela. Mas é óptimo snack acompanhada de um molho de iogurte!

    ResponderEliminar

Instagram

© A Princesa. Design by Eve.